Durante o feriado do Dia do Trabalhador, de sexta-feira (28) até a próxima terça-feira (2), são esperados 663 mil veículos na Ponte Rio-Niterói, conforme a Ecoponte, concessionária que administra o trecho.
O dia de maior movimento será a sexta (28), quando mais de 81 mil veículos seguirão para Niterói e cidades da Região dos Lagos. Na volta do feriado em direção ao Rio, cerca de 138 mil veículos passarão pela rodovia entre segunda (1) e terça-feira (2).
Para garantir ainda mais rapidez nos atendimentos e assegurar a fluidez no tráfego, a concessionária vai contar com 33 veículos operacionais, entre guinchos leves e pesados, viaturas de inspeção, ambulâncias, e 120 colaboradores trabalhando diretamente durante todo o período.
A concessionária vai disponibilizar equipes de socorro médico e mecânico para garantir a liberação das pistas de forma mais rápida e trazer ainda mais segurança aos motoristas. As equipes da concessionária estarão baseadas em pontos estratégicos da rodovia com viaturas de inspeção, motos, guinchos e ambulâncias UTI e de resgate.
Na praça de pedágio, os papa-filas (arrecadadores volantes), vão agilizar a passagem dos veículos nos dias e horários de maior movimento. Além disso, o usuário pode efetuar o pagamento por aproximação através de cartões nas funções débito e crédito.
A Ecoponte recomenda, como medida preventiva de segurança, que os motoristas mantenham a distância segura do veículo à frente – uma vez que as colisões traseiras são os incidentes de trânsito mais frequentes – e confiram as condições de seus veículos antes de pegar a estrada, como a revisão geral do motor (água, óleo, combustível) e reparos em problemas previamente identificados nos veículos.