O Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, foi eleito a melhor praia do Brasil e conquistou a 20ª colocação no ranking global da The World’s 50 Best Beaches, divulgado nesta semana. Conhecida por sua beleza preservada e apelidada de “Caribe Brasileiro”, a praia se destacou entre as avaliadas por sua tranquilidade, acessibilidade limitada e paisagens naturais impressionantes.
A publicação internacional ressaltou que o Pontal do Atalaia oferece uma experiência diferenciada por sua localização mais isolada. O acesso só é possível por trilha íngreme ou por passeio de barco, o que contribui para um ambiente mais sossegado mesmo em alta temporada. “O local reúne todos os elementos essenciais de uma praia perfeita: areia branca e fina, águas claras e calmas. No entanto, é especialmente conhecido por suas vistas espetaculares”, destaca o texto, referindo-se ao panorama que pode ser observado do alto das falésias da região.
No ranking global, Arraial do Cabo ficou à frente da famosa Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, que conquistou a 25ª posição. Ainda que mais conhecida internacionalmente, a praia pernambucana foi superada pela joia da Região dos Lagos. Segundo a descrição da lista, o Sancho é “a personificação de um paraíso remoto”, cercado por penhascos e com acesso limitado por escadas ou barco, sendo ideal para quem busca silêncio e conexão com a natureza.
O ranking leva em consideração critérios como beleza natural, sensação de tranquilidade e a conexão emocional despertada pelos lugares. “Quando buscamos as melhores praias do mundo, sempre nos perguntamos o que realmente torna uma praia especial”, disse à revista Forbes Tine Holst, cofundadora da iniciativa. “Para nossos embaixadores, jurados e a equipe do Beaches, a resposta geralmente passa pela beleza natural, a sensação de tranquilidade e lugares que despertam uma conexão quase emocional.”
Para os viajantes que desejam conhecer essas praias brasileiras, a recomendação é escolher dias com menos vento e priorizar os meses mais secos, garantindo melhores condições para contemplar as paisagens e aproveitar as águas calmas com mais conforto.
*Com informações dO GLOBO.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.