Natural de Cabo Frio, a policial civil Renata Garaciaba, de 43 anos, conquistou o título da categoria Women’s Wellness Masters 40+ no Masters Olympia 2025, realizado em Tóquio, Japão, durante o último fim de semana. Com a vitória, ela foi classificada para o maior palco de fisiculturismo no mundo, o Mr. Olympia, que será realizado entre 9 e 12 de outubro em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Renata se destacou pela simetria e condicionamento físico, com destaque para o desenvolvimento dos membros inferiores e a apresentação no palco. O desempenho foi decisivo para superar adversárias de peso, como Nerilde Garcia Strey, de Belize, que ficou em segundo lugar, e Luz Abinuman, dos Estados Unidos, em terceiro.

Com 20 anos de carreira no fisiculturismo, Renata emocionou o público ao dedicar a vitória ao pai, falecido três meses antes. “Meu pai escolheu este esporte para mim. Ele era um grande fã do fisiculturismo. Ele morreu três meses atrás e eu prometi que este show seria o melhor da minha vida. E foi”, declarou em vídeo publicado nas redes sociais.
Além de Renata, outras brasileiras também se destacaram no Masters Olympia 2025. Na categoria Physique Masters 40+ feminina, Nana Silva conquistou o primeiro lugar, superando a americana Susan Graham e a australiana Tracey Guile, e também garantiu vaga para o Mr. Olympia.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.