A partir desta segunda-feira (16), a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) começa a adotar um novo uniforme para os soldados de policiamento de rua. A mudança será feita gradualmente e, inicialmente, atenderá cerca de 8,5 mil agentes de baixas patentes, como soldados e cabos, no primeiro lote. Durante o período de transição, os uniformes antigos e novos serão usados simultaneamente até que todos os policiais tenham recebido o novo modelo, momento em que os antigos serão descontinuados.
De acordo com a corporação, a substituição foi planejada para oferecer maior conforto e agilidade aos agentes em serviço. Desenvolvido por uma equipe técnica da própria PM, o novo uniforme é inspirado no modelo usado pelo Comando de Operações Especiais (COE) e apresenta melhorias significativas, como tecido mais leve, aberturas mais amplas e propriedades que repelem água e óleo.
Outra mudança notável é a substituição do tradicional gorro pela boina, que passa a integrar o vestuário oficial. Segundo o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, as novas fardas trarão maior praticidade para os policiais e reforçarão a padronização da corporação.
“Os novos uniformes vão proporcionar melhores condições de trabalho para os nossos policiais. São mais adequados para a atividade policial e vão assegurar a unidade visual da instituição, pois não haverá diferença de tonalidades”, afirmou o coronel.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.