Policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) desmantelaram, nesta terça-feira (25), um provedor clandestino de internet vinculado ao Comando Vermelho em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. O responsável pelo serviço foi preso em flagrante e autuado por receptação qualificada.
Além de operar ilegalmente, o esquema prejudicava provedores regulares e utilizava equipamentos furtados de concessionárias autorizadas, como cabos e caixas de terminação óptica. Os materiais foram apreendidos e passarão por perícia para identificar sua origem e outros envolvidos no crime.
De acordo com a polícia, moradores e comerciantes eram coagidos a aderir ao serviço clandestino, enquanto empresas legítimas eram impedidas de atuar na região. O objetivo do esquema era gerar recursos para a facção criminosa, que utiliza esse tipo de atividade para financiar o tráfico de drogas e ampliar seu domínio territorial.
Parceria com a Anatel para combater provedores ilegais
A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro firmou uma colaboração com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para mapear e desarticular provedores de internet suspeitos de ligação com facções criminosas. Em reunião realizada na segunda-feira (25), foi apresentada à agência uma lista de empresas que operam no estado e podem estar sob controle do crime organizado.
A iniciativa busca identificar as áreas de atuação desses provedores e implementar medidas para interromper seus serviços. Uma das ações planejadas é a criação de um mapa das regiões dominadas por empresas suspeitas, com foco em áreas controladas por facções criminosas, como o entorno do Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio.
As investigações apontam que, em certas localidades, apenas uma empresa domina o fornecimento de internet, o que pode indicar práticas ilegais de monopólio e cobrança de taxas ilícitas.
Jornalista pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada em Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida.
Repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023. Também é repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora e criadora de conteúdo para Web 3.0.
Atuou como produtora e repórter na Lagos TV, coordenadora de programação na InterTV - afiliada Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, categoria web.







