Dois homens suspeitos de extorsão mediante sequestro foram presos na manhã desta quinta-feira (7) por agentes da 123ª Delegacia de Polícia (123ª DP), em ação conjunta com a Polícia Civil de Santa Catarina. Os mandados de prisão temporária, expedidos pela 2ª Vara Criminal macaense, foram cumpridos nos municípios de Macaé e Navegantes, em SC.
Segundo a investigação, os presos são sócios de um empresário do ramo de navegação marítima, que foi rendido por eles no dia 4 de julho, logo após sair de uma reunião de trabalho em Macaé. Durante o sequestro, a vítima foi forçada a assinar uma série de documentos sob ameaça. Um deles tratava da transferência de metade da empresa à mãe de um dos autores. Os criminosos teriam afirmado que, caso o empresário se recusasse, sua família seria assassinada.
A Polícia Civil apurou que o crime foi minuciosamente planejado. Os suspeitos monitoraram a rotina da vítima, utilizaram veículos para bloquear seu trajeto e realizaram o deslocamento até um local onde os documentos foram assinados sob coação. Para assegurar a validade dos papéis, também contaram com o apoio de terceiros em um cartório da região.
O primeiro mandado foi cumprido ainda nesta quinta-feira na RJ-168, em Macaé. De acordo com os investigadores, o suspeito é apontado como o executor direto do sequestro. O segundo alvo da operação foi localizado em Navegantes (SC), com apoio da Polícia Civil local, e também foi detido.
A ação é resultado de um trabalho de inteligência desenvolvido pela 123ª DP. A investigação continua em andamento para apurar o envolvimento de possíveis outros participantes e esclarecer detalhes da atuação do grupo.
Os nomes dos envolvidos não foram divulgados, e os presos seguem à disposição da Justiça.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.