A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro está promovendo a Operação Rastreio, com o objetivo de combater o furto, roubo e a receptação de celulares em todo o estado. A ação, que já resultou na recuperação de mais de 800 aparelhos desde maio, também levou à prisão de mais de 50 pessoas envolvidas em uma rede criminosa voltada ao comércio ilegal desses dispositivos.
Em Búzios, a delegada da 127ª DP, Dra. Flávia Monteiro de Barros, reforçou por meio das redes sociais a importância da colaboração da população com a operação. Os usuários identificados durante as investigações estão sendo intimados via WhatsApp — por números oficiais das delegacias — a entregar voluntariamente os aparelhos em até 72 horas.
A entrega, que deve ser feita diretamente nas unidades policiais, resulta na lavratura de um auto de entrega. Após perícia, os dispositivos serão devolvidos aos legítimos proprietários — muitos dos quais ainda estão pagando pelos aparelhos. A iniciativa também busca possibilitar o ressarcimento das vítimas.
O secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, destacou que a receptação é um dos principais fatores que sustentam os crimes de furto e roubo de celulares. Segundo ele, muitos aparelhos adquiridos de forma irregular podem estar associados a delitos mais graves. “É essencial que o consumidor adote uma postura consciente e evite comprar celulares de procedência duvidosa”, alertou.
A Polícia Civil reforça que a compra de celulares deve ser feita apenas em locais confiáveis, com emissão de nota fiscal, e que preços muito abaixo do mercado devem ser encarados com desconfiança. O cidadão que colabora com a entrega evita responder por receptação, crime previsto no artigo 180 do Código Penal.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.