17/07/2025 — 16:40
  (Horário de Brasília)

Polícia Civil convoca vítimas para reaver celulares recuperados no Estado do RJ 

Etapa atual da Operação Rastreio prevê a restituição de 1.400 aparelhos e reforça o combate à receptação de celulares no Rio de Janeiro

Compartilhe

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) iniciou nesta quinta-feira (17) a convocação dos proprietários de celulares recuperados durante a Operação Rastreio, a maior ação já realizada no Estado do Rio de Janeiro contra roubos, furtos e receptação de aparelhos. As vítimas estão sendo contatadas pelas delegacias responsáveis, por meio de ligações ou mensagens via WhatsApp, e devem comparecer aos locais de entrega informados para reaver os dispositivos.

De acordo com o governador Cláudio Castro, mais de 1.400 celulares serão devolvidos nesta etapa da operação, contribuindo não apenas para a reparação dos danos materiais sofridos pelas vítimas, mas também para enfraquecer a cadeia criminosa alimentada pela receptação.

A entrega será feita em diversas unidades da Polícia Civil. Na capital fluminense, o ponto de devolução será a Cidade da Polícia, na Zona Norte. Já na Região Metropolitana, os atendimentos ocorrem nas delegacias de Nova Iguaçu (52ª DP), Queimados (55ª DP), Duque de Caxias (59ª DP), Magé (65ª DP), Alcântara (74ª DP) e Niterói (76ª DP). Nos demais municípios do interior, os celulares serão entregues nas delegacias locais.

Segundo o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, desde o início da operação, em maio, mais de 4,7 mil celulares roubados ou furtados foram apreendidos. Os aparelhos não restituídos seguem sendo periciados, enquanto os investigadores trabalham para identificar e localizar os verdadeiros donos.

O delegado também reforça que todos os novos usuários dos aparelhos identificados já foram notificados e orientados a fazer a devolução voluntária dentro do prazo legal. “Vamos instaurar inquéritos policiais para apurar o crime de receptação para aqueles que não compareceram às delegacias no prazo de 72 horas. Todos foram identificados e poderão ser indiciados”, destacou.

Em uma ação realizada no fim de junho, aproximadamente três mil usuários foram notificados sobre a origem criminosa dos celulares em sua posse. Cerca de mil compareceram às delegacias e entregaram os aparelhos de forma espontânea. Quem ainda não o fez, continua podendo entregar o dispositivo sem que isso resulte, necessariamente, em autuação criminal.

Além da devolução, a Polícia Civil está instaurando inquéritos para responsabilizar criminalmente os receptadores que não se apresentaram. Mais de 260 pessoas já foram presas desde o início da operação. A iniciativa também conta com o Celular Seguro RJ, aplicativo lançado para facilitar o cruzamento de dados entre usuários e autoridades. A ferramenta permite o cadastro de IMEIs e consulta de possíveis restrições nos aparelhos, contribuindo para as investigações e evitando a compra de celulares com origem ilícita.

A Operação Rastreio é uma estratégia estruturada para enfraquecer o ciclo da criminalidade que começa com o roubo e termina na revenda ilegal. A Polícia Civil orienta os consumidores a tomarem precauções antes de adquirir celulares usados: é essencial exigir nota fiscal, desconfiar de preços muito abaixo da média e sempre buscar estabelecimentos confiáveis.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias