Neste sábado (22), policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Costa do Sol, flagraram um lava a jato operando regularmente sem as documentações necessárias em Araruama. A identificação do local só foi possível após o recebimento de uma denúncia encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.
De posse das informações, os agentes da 8ª UPAm procederam em fiscalização no bairro Mutirão, onde na Rua Júlio de Castilho identificaram o lava a jato. O dono do local se apresentou aos policiais, mas, quando solicitadas as documentações com as autorizações pertinentes, o mesmo informou não possuir, sendo então encaminhado à 118ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 60 da lei 9605/98 (Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes).
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou ainda pela fanpage do Linha Verde no Facebook.