16/05/2025 — 23:15
  (Horário de Brasília)

Polícia Ambiental apreende material para confecção de balões em residência de São Pedro da Aldeia

Ação ocorreu nesta quinta (15) após denúncia ao Linha Verde; material foi encaminhado à 125ª DP

Compartilhe

Policiais militares da 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) apreenderam, nesta quinta-feira (15), 32 folhas de seda prontas para uso na fabricação de balões em uma casa no bairro Balneário, em São Pedro da Aldeia. A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima feita ao programa Linha Verde, canal do Disque Denúncia voltado a crimes ambientais.

A equipe da UPAm Parque Estadual da Costa do Sol se dirigiu até a Rua Princesa Isabel, onde foi recebida pela esposa do suspeito. Segundo a corporação, o homem não estava no local, mas confirmou por telefone que mantinha os materiais usados para a confecção dos balões na residência.

No imóvel, os agentes localizaram 32 folhas de seda, cada uma medindo 1,20m por 0,60m, preparadas para montagem e soltura de balões. Todo o material foi apreendido e encaminhado à 125ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado com base no artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que trata de atividades potencialmente perigosas ao meio ambiente e à segurança da população.

De acordo com o Linha Verde, o caso se soma a outras 51 denúncias recebidas somente neste ano relacionadas à fabricação e soltura de balões no estado. Em abril, o programa lançou nova edição da campanha “Disque Balão”, com objetivo de coibir esse tipo de prática, que representa risco de incêndios e danos ambientais.

A população pode denunciar crimes ambientais 24 horas por dia, todos os dias da semana, por meio dos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com opção de envio de mensagens via WhatsApp com anonimato garantido. As denúncias também podem ser feitas pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, pelo site www.disquedenuncia.org.br ou pela página oficial do Linha Verde no Facebook.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias