A 1ª Promotoria de Justiça junto ao IV Tribunal do Júri da Capital obteve, na madrugada de quarta-feira (15), a condenação de um policial militar e de um ex-policial militar a 19 anos e seis meses de prisão pela morte de um homem em Araruama, na Região dos Lagos.
De acordo com a denúncia apresentada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), o ex-PM Marcos André Rodrigues Glória Machado, conhecido como Marcão, e o PM Maicon de Souza Ribeiro integram uma milícia que atua nas comunidades da Pontinha, Vila Capri e Fazendinha.
As investigações apontam que, no dia 9 de dezembro de 2018, Maicon invadiu a casa de uma mulher no bairro Vila Capri, acompanhado de outro homem, e atirou contra o filho da moradora, Rafael dos Santos Carvalho Pires, que morreu no local. No dia seguinte ao crime, a dona da residência abandonou o imóvel.
Ainda segundo o Ministério Público, o homicídio foi cometido a mando de Marcão, identificado como líder do grupo miliciano. O ex-policial teria orientado seus comparsas a expulsarem moradores de suas casas para que o grupo tomasse posse dos imóveis.
O MPRJ informou que interpôs recurso pedindo o aumento da pena aplicada aos condenados.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.