A bióloga e secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Raquel Trevisan foi a entrevistada do podcast desta terça-feira (9). Raquel, que recém assumiu o novo cargo, já avisou que a revisão quinquenal vai acontecer em 1º de junho, com os 13 municípios da Baixada Litorânea e as concessionárias de água e esgoto.
A destacar, o CILSJ é o órgão responsável pela gerência de bacias de água na baixada litorânea, cujos estudos realizados possuem o objetivo de reorganizar os sistemas de tratamento de esgoto para a recuperação da laguna de Araruama.
Raquel tem trabalhado bastante junto ao presidente do consórcio, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins, e o vice-presidente, prefeito de Iguaba, Vantoil Martins. Segundo ela, as verbas são importantes para que o trabalho se desenvolva e uma das metas é trazer recursos internacionais e aumentar participação social nas discussões. “A gente está em momento de mudança. É importante ter consciência que todos devem ter participação”.
Na entrevista, também falou da importância do monitoramento das águas, o qual pode ser ferramenta para pautas e debates sobre o futuro da região banhada pela lagoa de Araruama. Frisou, ainda, a importância em se ter consciência ambiental para respeitar o defeso da laguna. “Ouço com frequência as pessoas falando do passado, quando se pescava camarão com as mãos, em grande quantidade e o quanto ele era graúdo. “Por isso devemos respeitar o período de defeso. Os crustáceos têm o tempo de crescimento adequado para que depois possa ocorrer essa pesca com qualidade melhor e faturamento melhor”.
Confira a entrevista na íntegra: