Por causa da chegada de uma frente fria na Região dos Lagos, a Prefeitura de Cabo Frio desenvolveu, nesta semana, um plano de contingência para acolher as pessoas em situação de rua. A ação de abordagem social é um serviço contínuo, mas segundo a superintendente da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Mariana Rangel, foi realizado de forma intensificada nesta quarta-feira (29) nos locais de maior índice de ocupação.
“Nós já desenvolvemos este trabalho de forma periódica, mas quando ficamos sabendo da previsão meteorológica, criamos um plano de contingência visando a abordagem no período noturno, com oferta de acolhimento na Casa de Passagem e Centro de Acolhimento. A ação foi exitosa e alcançamos o acolhimento de 11 pessoas que estavam em situação de rua”, contou.
A superintendente também informou que em razão da pandemia da Covid-19, o número de abordagens semanais aumentou, além da ampliação em 30% no número das vagas nos equipamentos sociais da Prefeitura, como a Casa de Passagem e o Centro de Acolhimento. Nesses espaços as pessoas em situação de rua ficam abrigadas por período de até três meses em um ambiente domiciliar, recebendo cinco refeições diárias e atendimento por equipe multidisciplinar.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).