Na tarde desta quarta-feira (4), o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), participou da apresentação do Plano de Ação do Turismo (2021-2024). O documento, que visa alancar economicamente o turismo de acordo com as potencialidades de Cabo Frio, foi formulado em conjunto, unindo a iniciativa privada, pública e representantes da sociedade civil organizada.
A proposta foi formalizada pelo Sebrae e passará por nova avaliação da Secretaria Municipal do Turismo, para a inclusão de novos projetos e fechamento da versão final. A apresentação aconteceu no Hotel Malibu, com a presença de secretários municipais, vereadores, conselheiros de turismo, representantes de associação de segmentos comerciais e outras autoridades.
“Vou analisar com toda a atenção esse plano, de acordo com a situação do município e com as necessidades que temos. O turismo é uma vocação natural da cidade de Cabo Frio, muito além das nossas belas praias, é importante termos outros atrativos turísticos, aqui e no distrito de Tamoios. Parabenizo o trabalho realizado por cada um, para que esse documento pudesse ser feito”, destacou o prefeito José Bonifácio.
O Plano de Ação do Turismo de Cabo Frio apresenta um direcionamento estratégico até 2024, com ações a curto e médio prazo, envolvendo opções viáveis de execução. O documento apresenta eixos de ações, citando potencialidades, desafios, características e iniciativas propostas para o desenvolvimento e preparação da cidade, a fim de que o turismo haja como uma alavanca econômica. A apresentação do Plano de Ação do Turismo foi conduzida pelo consultor do Sebrae, Flávio Gueiros.
Definidos em quatro semanas com oficinas de co-criação, os grupos de trabalho apresentaram atividades a serem realizadas nos temas de fortalecimento da governança, melhoria de serviços e atrativos turísticos, marketing turístico e apoio à comercialização e atração de investimentos. Todas as ações são baseadas nos eixos lazer e compra, esporte, náutico e sol e praia, de acordo com o perfil de Cabo Frio.
“O plano tem prazos e metas a serem cumpridas, dentro do período especificado até 2024. Nessa versão vamos incluir outras ações e projetos complementares que estão previstas pela Secretaria de Turismo. Cabo Frio hoje é classificado como destino classe A e depende diretamente dos cadastros no Cadastur para que essa avaliação seja mantida. Esse plano apresenta uma segurança a pessoa que vem para Cabo Frio, que queira investir na cidade, destacando as potencialidades, o perfil, a visão e a missão da cidade, enquanto destino turístico”, disse o secretário de Turismo, Carlos Cunha.
“Esse plano é fruto de um trabalho de pessoas comprometidas com Cabo Frio, acredito na parceria público-privada com dinamismo, ação e desejo. Juntos podemos mudar esse cenário, o plano de ação, que ainda será complementado, apresenta ações viáveis para Cabo Frio. O prefeito José Bonifácio recebeu uma versão impressa do plano, com todo o trabalho realizado pelo grupo. Após a inclusão das ações complementares, a versão on-line será enviada para os secretários, vereadores e demais conselheiros”, disse a coordenadora regional do Sebrae, Ana Cláudia Melo.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).