Quatro placas de bronze que identificavam réplicas das obras do arquiteto Oscar Niemeyer foram furtadas da orla que leva seu nome, em Araruama, na Região dos Lagos. O caso foi registrado na 118ª Delegacia de Polícia (118ª DP) e está sob investigação.
Segundo a Prefeitura de Araruama, agentes da guarda municipal perceberam a ausência das placas durante uma ronda de rotina na última sexta-feira (14). Três delas haviam sido retiradas de diferentes pontos da orla: Pontinha, Coqueiral e Praia do Barbudo. Já na segunda-feira (17), foi confirmado o furto de mais uma, desta vez na Praia dos Amores.
O subsecretário de Obras do município, Philippe de Souza Ramos, registrou a ocorrência e afirmou que a administração municipal acompanhará as investigações.
“A Prefeitura de Araruama esclarece que não tolera nenhuma ação criminosa em obras públicas e vai contribuir com as investigações para que haja punição a esse ato de barbárie e vandalismo”, informou o órgão.
A orla Oscar Niemeyer tem 10.827 metros de extensão e abriga nove praias, com oito réplicas do arquiteto espalhadas ao longo do percurso. Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou recuperação das placas furtadas.
*Com informações do G1.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.