01/09/2025 — 21:04
  (Horário de Brasília)

Pinguim-de-Magalhães é resgatado com vida em Rio das Ostras

O animal está recebendo todos os cuidados necessários para garantir sua recuperação na Unidade de Estabilização de Macaé e, posteriormente, será reintroduzido à natureza

Compartilhe

Equipe da Defesa Civil de Rio das Ostras resgatou um pinguim da espécie Spheniscus Magellanicus (Pinguim-de-Magalhães), próximo ao Iate Clube Beira Rio, na última sexta (29). O animal estava debilitado, com peso abaixo do esperado para a espécie e apresentava quadro de hipotermia no momento do resgate.

A Defesa Civil acionou o Instituto BW, ONG que atua na Região dos Lagos e Norte Fluminense na reabilitação de animais e educação ambiental, que resgatou o pinguim. O animal está recebendo todos os cuidados necessários para garantir sua recuperação na Unidade de Estabilização de Macaé e, posteriormente, será reintroduzido à natureza.

O ANIMAL – Originários da Patagônia Argentina, Chile e Ilhas Malvinas, os Pinguins-de-Magalhães migram anualmente em direção ao litoral sul e sudeste do Brasil, seguindo as correntes marítimas em busca de alimento. Durante essa longa jornada, especialmente nos meses de inverno (maio a setembro), é comum que alguns jovens pinguins encalhem nas praias brasileiras.

É importante proceder corretamente caso encontre um animal marinho vivo ou morto. Mantenha distância e isole a área para evitar aproximação de pessoas ou animais; evite tocar, alimentar ou devolver o animal ao mar e nunca coloque o animal em gelo ou freezer. Acione o Corpo de Bombeiros (193), a Guarda Civil Municipal (153) ou a Defesa Civil (199), ou ainda o Instituto BW, pelo telefone 0800 991 4800.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias