Na tarde desta quarta-feira (10), um pinguim da espécie Pinguim-de-Magalhães foi localizado na Praia de Itaúna, em Saquarema. O animal, que, conforme a Guarda Ambiental, estava cansado e apresentava sinais de hipotermia, foi resgatado para receber tratamento adequado.
O Pinguim-de-Magalhães é originário da Patagônia, na Argentina. Durante os meses de junho a setembro, é comum avistar esses animais na costa brasileira, quando migram em busca de alimento. Contudo, ao longo dessa jornada, alguns indivíduos podem se machucar, ficar exaustos ou até mesmo se perder do grupo, necessitando assim de assistência.
Assim que o animal foi identificado, a Praia de Itaúna foi prontamente isolada para garantir sua segurança, até a chegada das equipes de resgate.
De acordo com a Guarda Ambiental, os procedimentos iniciais de recuperação já estão em andamento e há boas expectativas para a recuperação do pinguim.
Com informações de Saquarema da Informação.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).