18/11/2025 — 13:39
  (Horário de Brasília)

PF realiza ação em Macaé e Casimiro de Abreu em investigação sobre corrupção e fraudes em licitações

Ação cumpre mandados de busca e apreensão e aprofunda apurações sobre irregularidades na área da saúde em Conceição de Macabu

Compartilhe

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (18) a Operação Hybris, que investiga suspeitas de corrupção passiva e fraudes em licitações e contratos públicos da área da saúde da Prefeitura de Conceição de Macabu.

Policiais federais da Delegacia de Macaé cumpriram seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Macaé e Casimiro de Abreu. As medidas judiciais têm o objetivo de avançar na apuração dos fatos.

Segundo a investigação, em novembro de 2020, um servidor do setor de licitações da Prefeitura de Conceição de Macabu solicitou vantagem indevida a representantes de empresas contratadas pelo município ou participantes de processos licitatórios. As apurações indicam ainda que, em dezembro do mesmo ano, houve ajuste prévio de planilhas de preços para direcionar uma licitação às mesmas empresas alvo da solicitação de propina, comprometendo a concorrência.

A análise de dados financeiros de pessoas envolvidas identificou movimentações incompatíveis com a renda declarada de uma pessoa ligada ao servidor investigado. Entre janeiro e julho de 2024, foram registrados recebimentos fracionados em espécie e transferências bancárias que somam R$ 300 mil, o que pode indicar tentativa de ocultação da origem dos valores.

Os investigados poderão responder por corrupção passiva e fraude à licitação, além de outros crimes que possam ser identificados no decorrer das investigações.

Pier Luro
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias