back to top
24/11/2024 — 10:44
  (Horário de Brasília)

Pesquisa eleitoral aponta Dr. Serginho como favorito à prefeitura de Cabo Frio com 59,6% das intenções de voto

A atual prefeita, Magdala Furtado (PV), candidata à reeleição, bateu 17,2% e teve desaprovação de governo recorde. Sondagem revela, ainda, que junção com Marquinho Mendes (MDB) não surtiu efeito

Compartilhe

Uma pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º 04791/2024, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgada nesta terça-feira (27), mostra que Dr. Serginho (PL) é favorito para a prefeitura de Cabo Frio, liderando com 59,6% as intenções de voto. A coleta de dados ocorreu entre os dias 23 e 26 de agosto deste ano, abrangendo 710 eleitores distribuídos por diversos bairros do município.

A prefeita Magdala Furtado (PV), candidata à reeleição, cresceu 0,2% e lidera no quesito rejeição, com 48,5%, ou seja, a união dela com o ex-prefeito cabo-friense, Marquinho Mendes (MDB) não surtiu o efeito esperado, conforme revela sondagem. O levantamento também mostra que 63,1% desaprova a administração atual.

A pesquisa foi conduzida por amostragem e selecionada em duas etapas. Na primeira, realizou-se um sorteio probabilístico das localidades onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população com 16 anos ou mais residente nas localidades como base para essa seleção. Na segunda etapa, a seleção, dentro da localidade, foi feita utilizando-se cotas proporcionais, em função de gênero, faixa etária, escolaridade e renda domiciliar mensal. A população total de eleitores no município é de 172.792, e a amostra de 710 eleitores foi selecionada para obter um nível de confiança de 95%, com uma margem de erro de 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais.

ESPONTÂNEA

No cenário espontâneo, quando questionados sobre em quem votariam se as eleições fossem hoje, 30,4% declararam apoio a Dr. Serginho. Magdala Furtado teve 7,6%, seguida por Rafael Peçanha, com 0,7%, enquanto Fernando Luiz Cardoso (Novo) e Vinícius Seguraço (UP) não obtiveram nenhum voto. Cerca de 52% não souberam ou não quiseram responder; 7,9% votariam em branco ou nulo; 0,8% dos entrevistados citaram outros nomes.

ESTIMULADA

No cenário estimulado, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Dr. Serginho ampliou a liderança, alcançando 59,6%. Magdala cresceu 0,2% e está com 17,2%. Rafael Peçanha (REDE) aparece com 4,1%, Vinícius Seguraço (UP) tem 1,1% e Fernando Luiz Cardoso, 0,7%. Neste cenário, 9,7% votariam em branco ou nulo e 7,6% não souberam ou não quiseram responder.

REJEIÇÃO

A pesquisa também avaliou o índice de rejeição dos candidatos, perguntando em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Magdala Furtado continua liderando este quesito, com 48,5%, seguida por Vinícius Seguraço, com 14,8%, Rafael Peçanha com 14,6%, Dr Serginho teve 13,5% e Fernando Luiz Cardoso, 11,3%. Não souberam ou não quiseram responder, 19%; e 5,8% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos.

AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

A avaliação da atual gestão também foi abordada na pesquisa. A administração da prefeita Magdala Furtado recebeu avaliações negativas dos eleitores. Entre os quesitos, 20,5% classificaram como ótima (4,9%) ou boa (15,6%), enquanto 24,1% acham regular. A maioria, 53,7% classificou como ruim (14,4%) ou péssima (39,3%). Não sabe ou não opinou, 1,7%.

Quanto à aprovação do governo, 63,1% desaprovam a forma como Magdala Furtado administra o município, enquanto 32,8% a aprovam. Não sabe ou não opinou, 4,1%.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo