15/01/2025 — 07:19
  (Horário de Brasília)

Pesquisa aponta que Araruama tem uma das piores gestões públicas entre as cidades que recebem royalties

Na Região dos Lagos, o município ocupa o penúltimo lugar no ranking entre seis cidades. Já no total, entre 20 cidades, está na 17ª posição

Compartilhe

Araruama ficou em penúltimo lugar na Região dos Lagos quanto aos serviços públicos prestados aos moradores a partir dos royalties da extração de petróleo. À frente apenas de Cabo Frio, a cidade, a partir primeira edição da pesquisa “Petróleo e Condições de Vida: qualidade da governança pública em municípios com atividades de Petróleo e Gás”, lançada pela Agenda Pública, garantiu uma nota de 4,07.

A aplicação ruim dos recursos por cidades do estado do Rio de Janeiro tem derrubado índices relacionados à gestão pública.

A ONG (Organização Não Governamental) utilizou dados disponíveis em plataformas oficiais dos 20 municípios brasileiros, 19 do Rio de Janeiro, que mais receberam rendas, seja de royalties ou participações especiais das atividades de petróleo e do gás natural, entre 2022 e o primeiro semestre de 2023.

Nesta lista, seis das sete cidades da Região dos Lagos estiveram presentes: Arraial do Cabo (2º); Iguaba Grande (3º); Búzios (7º); Saquarema (11º); Araruama (16º); e Cabo Frio (17º).

Com um dos piores índices de gestão pública entre os municípios que recebem royalties, no geral, Araruama encontra-se à frente de Cabo Frio, Magé, Campos dos Goytacazes e Duque de Caxias.

Araruama recebeu as seguintes notas nas diversas áreas de gestão pública: 4,14 (educação), 4,88 (saúde), 4,00 (desenvolvimento econômico), 5,24 (gestão de qualidade), 2,40 (mobilidade) e 3,80 (proteção social).

Dentre os 20 municípios, Araruama ficou na 13ª colocação em relação à educação, sendo a a dianteira de Ilhabela (SP). Esta é a melhor posição da cidade em toda a pesquisa. Quando o assunto é saúde, a cidade encontra-se na 14ª posição. Nesta área, o primeiro lugar é de Iguaba Grande.

Mesmo à frente de outras seis cidades, moradores de Araruama costumam denunciar frequentemente a saúde do município, principalmente quando se trata de agendar exames ou consultas.

Tem gente, inclusive, que vai até o local de marcação no dia anterior para conseguir a tão almejada vaga.

Rua da Gávea, na Praça da Bandeira, na qual a prefeita da cidade prometeu que a asfaltaria no programa de governo

Sobre desenvolvimento econômico, Araruama ocupa a 14ª posição. O primeiro lugar é da paulista Ilhabela. Já na área de proteção social, a cidade está em 15º lugar. A dianteira pertence a Arraial do Cabo.

Já em relação à mobilidade urbana, o município está na 17ª colocação, sendo a primeira também pertence a Arraial do Cabo. Esta é a pior colocação do município.

Por fim, na área de gestão de qualidade, Araruama ocupa o 15º lugar, enquanto primeiro pertence a Ilhabela.

Sobre os resultados da pesquisa, o RC24h entrou em contato com a prefeitura de Araruama e aguarda um posicionamento.

Confira os gráficos detalhadamente neste link.

Fonte: Agenda Pública.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo