InícioRegião dos LagosCabo Frio"Peixe, Camarão, Sal e Tradição" será exibido em telão ao ar livre,...

“Peixe, Camarão, Sal e Tradição” será exibido em telão ao ar livre, neste sábado (13), em Cabo Frio

Documentário, do cineasta Marcelo de Paula, será lançado na Praia do Siqueira, às 18 horas, de graça. Filme aborda a pesca artesanal e o despejo de esgoto in natura no local

Será lançado neste sábado (13), em Cabo Frio, o documentário “Peixe, Camarão, Sal e Tradição”, do cineasta Marcelo de Paula, que assina a direção, roteiro e fotografia e Carla Mendes (produção, edição e som), pela produtora Druida Filmes. Também participa da produção a filha do casal, Morgana Mendes (assistente de câmera).

O evento, aberto ao público, será ao ar livre na Praia do Siqueira, às 18 horas, com um telão (em frente ao deck dos pescadores) para exibição do filme.

“Haverá ainda uma exposição fotográfica com imagens dos cenários do filme e peças utilizadas pelos pescadores em seu dia a dia de pescaria, para ambientar a exibição, além da distribuição de saquinhos de pipocas”, disse Marcelo de Paula.

Segundo Marcelo, foram seis meses de trabalho e mais dois para edição e pós-produção. Tem uma hora de duração e contém cerca de 17 depoimentos importantíssimos daqueles que vivem da pesca na Praia do Siqueira.

“Não é um filme sobre a Laguna de Araruama, mas um recorte sobre a tradição milenar de pesca, onde mostro toda a montagem de um gancho, costura de redes, confecção de barcos. Além da denúncia que fazemos sobre o despejo de esgoto, a gente mostra toda essa riqueza imaterial do povo caiçara dessa comunidade”.

Para o diretor, os depoimentos “são importantíssimas fontes de denúncia do grande despejo de esgoto in natura em suas águas que já foram limpas”.

“Em outros tempos, eram pescados cinco barcos de tainha, peixe típico da Região, e no documentário eu filmei somente a captura de cinco tainhas no gancho. Então esse trabalho artesanal não está mais valendo à pena para a comunidade. Sem contar com a faixa enorme de lama fétida que os pescadores têm que atravessar para entrar com os seus barcos na Lagoa, finaliza Marcelo de Paula.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo