05/02/2025 — 04:42
  (Horário de Brasília)

Pedido de cassação de Cláudio Castro é rejeitado pelo TRE-RJ

Ministério Público alegava irregularidades na campanha de 2022, mas decisão foi favorável ao governador

Compartilhe

Foi rejeitado, nesta terça-feira (4), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), o pedido de cassação do governador Cláudio Castro (PL) e de seu vice, Thiago Pampolha (MDB). O Ministério Público Eleitoral apontava supostas irregularidades no financiamento da campanha de 2022 e solicitava, além da perda do mandato, a inelegibilidade de ambos até 2030.

A votação terminou com cinco votos contrários à cassação e dois favoráveis. O relator do caso, desembargador Rafael Estrela, argumentou que não havia provas suficientes para comprovar as acusações apresentadas pelo Ministério Público. “Não há evidências robustas que demonstrem a intenção deliberada dos candidatos em desviar recursos de campanha”, afirmou.

O desembargador Peterson Barroso Simão foi o primeiro a abrir divergência, defendendo que fraudes eleitorais comprometem a democracia e precisam ser combatidas com rigor. Ricardo Perlingeiro também votou a favor da cassação, apontando indícios de superfaturamento e desvio de finalidade no uso dos recursos de campanha.

Na sequência, a desembargadora Daniela Bandeira acompanhou o relator e destacou que a defesa apresentou ampla documentação para justificar a regularidade dos gastos. Com os votos de Tathiana de Carvalho Costa, Kátia Junqueira e do presidente do TRE-RJ, Henrique Carlos de Andrade Figueira, a maioria foi formada, garantindo a manutenção do mandato de Castro e Pampolha.

Essa não foi a primeira vez que o governador enfrentou um pedido de cassação. No ano passado, ele e o vice foram absolvidos em outro processo que os acusava de envolvimento em desvios na Fundação Ceperj e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Na ocasião, a votação também foi favorável ao governador, com quatro votos garantindo sua permanência no cargo.

Fonte: CNN

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo