A Patrulha Maria da Penha de São Pedro da Aldeia agora tem um número de WhatsApp exclusivo para as denúncias de violência doméstica e contra a mulher. O contato (22) 99944-6157 está disponível 24h por dia, tanto para mensagens quanto para ligações. A Secretaria de Segurança e Ordem Pública segue o direcionamento do prefeito, Fábio do Pastel, para intensificar o combate à violência.
A guarnição é composta por nove agentes da Guarda Civil Municipal que atuarão divididos sempre por duplas, formadas por uma mulher e um homem, a cada plantão de 24h. Todos os agentes são voluntários. Uma viatura com identificação visual personalizada está destinada para uso exclusivo da Patrulha Maria da Penha. É importante ressaltar que o agressor não será conduzido dentro da viatura.
O trabalho realizado pela patrulha é feito em conjunto com as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde. A guarnição vai contar também com o apoio da Polícia Civil, por meio da 125ª DP, e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, por meio da 2ª cia do 25⁰ batalhão.