07/10/2026 — 17:04
  (Horário de Brasília)

Pastor é preso em Maricá suspeito de abusos sexuais

Investigação apura denúncias envolvendo duas vítimas; um dos casos registrados pela polícia envolve uma criança

Compartilhe

Um pastor de 48 anos foi preso preventivamente nesta quarta-feira (7), em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, suspeito de cometer abusos sexuais contra frequentadoras da igreja onde atuava. Segundo a Polícia Civil, dois registros relacionados a denúncias já foram identificados durante as investigações, sendo que um deles envolve uma criança.

O investigado foi identificado como Alex Sandro do Aleno Berriel. A prisão foi realizada por agentes da 82ª DP (Maricá), após a Justiça acolher um pedido de prisão preventiva apresentado pelo delegado Marcelo Machado, responsável pelo caso.

De acordo com a Polícia Civil, o pastor foi localizado em sua residência. Para o monitoramento e o planejamento da ação, os agentes contaram com o apoio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Prefeitura de Maricá.

A prisão preventiva é uma medida cautelar e não representa uma condenação. As denúncias continuam sendo investigadas e a eventual responsabilidade criminal do investigado será analisada no decorrer do processo.

Polícia investiga supostas abordagens após cultos

Segundo os investigadores, o pastor teria utilizado a posição que ocupava na igreja para se aproximar de frequentadoras e oferecer caronas para mulheres e crianças após os cultos. Conforme os relatos reunidos pela Polícia Civil, em alguns desses trajetos o investigado teria parado o veículo em locais isolados e realizado supostas investidas de natureza sexual contra as vítimas, mediante ameaças.

Até esta quarta-feira (7), dois registros de ocorrência relacionados às denúncias haviam sido identificados. A investigação, no entanto, trabalha com a possibilidade de que outras pessoas possam ter sido vítimas e ainda não tenham procurado as autoridades. A Polícia Civil busca reunir informações que possam ajudar a esclarecer a quantidade de episódios e as circunstâncias em que eles teriam ocorrido.

Um dos casos envolve uma criança

Entre os episódios investigados está uma denúncia envolvendo uma criança. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi ouvida por meio de depoimento especial, procedimento conduzido por uma profissional capacitada para atender crianças e adolescentes em situações dessa natureza.

Durante o depoimento, a criança teria relatado que foi levada para os fundos da igreja onde o pastor atuava. O templo fica na região do Vale da Figueira, em Maricá. Segundo o relato apresentado à polícia, o abuso teria ocorrido no local.

O caso passou a integrar a investigação conduzida pela 82ª DP. A unidade policial busca reunir elementos que permitam esclarecer as circunstâncias da denúncia e verificar se há relação com outros relatos registrados durante a apuração.

Polícia procura possíveis novas vítimas

Com o avanço das investigações, a Polícia Civil informou que trabalha para identificar outras possíveis vítimas ou pessoas que tenham informações relacionadas aos fatos investigados. A orientação é para que eventuais vítimas ou testemunhas procurem uma unidade policial e apresentem as informações às autoridades. Os relatos podem contribuir para a apuração de outros possíveis episódios e para o esclarecimento da extensão das denúncias.

A investigação permanece em andamento na 82ª DP (Maricá). Os agentes continuam realizando diligências para reunir elementos sobre os casos já registrados e verificar a existência de outras denúncias.

Outro lado

A reportagem deve buscar o posicionamento da defesa de Alex Sandro do Aleno Berriel sobre as acusações. O espaço permanece aberto para manifestação. A prisão preventiva determinada pela Justiça não significa que o investigado tenha sido condenado. Até o momento, as acusações estão sob apuração e a responsabilidade criminal será definida no decorrer do processo judicial.

Pier Luro
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias