A partir desta segunda-feira (13), estudantes que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o ENCCEJA, já poderão solicitar o certificado de conclusão. A solicitação do documento deverá ser feita pelo site (clique aqui).
“A educação proporciona muito mais que o aprendizado de conteúdos”, afirma Roberta Barreto, secretária de Estado de Educação. “A conquista de um Certificado é o primeiro passo para a construção de um futuro melhor e mais digno.”
O ENCCEJA é um exame de avaliação de competências, destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade certa para cada nível de ensino. Criado em 2002, o exame é voluntário e gratuito. É necessário ter, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e no mínimo 18 anos completos para o Ensino Médio.
As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela lei para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino.
O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. Quem elabora, aplica e corrige é o INEP.
A emissão do Certificado de Conclusão ou Certidão Parcial de Proficiência é tarefa das secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação, parceiros do Inep. Durante o ato de inscrição, o participante escolhe qual será a instituição certificadora.
Para fazer a solicitação, o aluno precisa ter alcançado no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias) e 5 pontos em Redação.
Os participantes do ENCCEJA 2024 que indicaram a secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro como unidade certificadora poderão solicitar a certificação pelo portal (clique aqui).