Iguaba Grande será uma das cidades fluminenses a sediar seletivas para as Paralimpíadas Escolares 2025. As inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira (21). Podem participar estudantes com deficiência física, visual ou intelectual, com idades entre 11 e 17 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas.
Para se inscrever, é necessário enviar um e-mail para o endereço: suderj@suderj.rj.gov.br. A seletiva inclui 14 modalidades: atletismo, natação, vôlei sentado, futebol PC (Paralisia Cerebral), judô, badminton, tênis de mesa, bocha, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo, futebol de cegos, basquete 3×3, goalball e taekwondo.
A competição é organizada pela Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro (Suderj), que também será responsável por custear transporte, hospedagem, alimentação, uniformes e assistência técnica aos atletas selecionados. Os classificados vão compor a delegação do estado do Rio de Janeiro na etapa nacional, marcada para novembro, em São Paulo.
Além de Iguaba Grande, outras cidades do estado também vão receber as seletivas. No entanto, o município da Região dos Lagos tem se destacado por seu envolvimento em ações voltadas à inclusão social e ao esporte adaptado. A cidade se prepara para receber atletas de municípios vizinhos e reforça seu papel como referência no interior.
As Paralimpíadas Escolares foram criadas em 2009 e já revelaram nomes como Alan Fonteles, ouro nos Jogos de Londres 2012; Verônica Hipólito, prata no Rio 2016; e Petrúcio Ferreira, bicampeão paralímpico e recordista mundial nos 100 metros da classe T47.

Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).