22/04/2025 — 03:53
  (Horário de Brasília)

Papa Francisco morre aos 88 anos; primeiro pontífice latino-americano é velado na Basílica de São Pedro

Corpo será velado por três dias e funeral ocorrerá na Praça de São Pedro

Compartilhe

O papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos, na Casa Santa Marta, no Vaticano. A confirmação oficial foi feita às 9h45 (horário local) pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Sé, responsável por administrar a Igreja durante o período de sede vacante.

Natural de Buenos Aires, na Argentina, Francisco fez história ao se tornar, em 13 de março de 2013, o primeiro papa latino-americano da Igreja Católica. Também foi o primeiro jesuíta e o primeiro não europeu em mais de 1.200 anos a assumir o comando do Vaticano.

Seu papado, que durou 12 anos, foi marcado por reformas administrativas na Cúria Romana, pelo enfrentamento dos escândalos de abuso sexual e por uma postura mais aberta em temas sociais, como imigração, mudanças climáticas, inclusão de pessoas LGBTQIA+ e aproximação com outras religiões.

O pontífice estava internado desde fevereiro deste ano, quando foi diagnosticado com bronquite. O quadro evoluiu para uma infecção respiratória grave e, posteriormente, para uma pneumonia bilateral. Ele permaneceu hospitalizado por 38 dias e recebeu alta no final de março, mas seu estado de saúde voltou a se deteriorar nas semanas seguintes, levando à piora definitiva.

A última aparição pública de Francisco aconteceu no domingo (20), durante a tradicional bênção “Urbi et Orbi”, na Praça de São Pedro. Com dificuldades de locomoção e visivelmente debilitado, o papa fez um breve aceno aos fiéis e foi levado de papamóvel.

O corpo do pontífice será velado na Basílica de São Pedro, onde permanecerá por três dias para visitação pública. O funeral está previsto para ocorrer na mesma basílica e será celebrado pelo cardeal decano do Colégio Cardinalício. Conforme desejo deixado por Francisco, ele será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, local que visitava regularmente desde o início do seu pontificado.

Com a morte do papa, inicia-se o período de sede vacante, durante o qual a administração do Vaticano é conduzida pelo camerlengo até a realização do conclave. A reunião dos cardeais com direito a voto será convocada nas próximas semanas para eleger o novo pontífice.

Diversas lideranças políticas e religiosas manifestaram pesar. Autoridades europeias e latino-americanas destacaram a importância de Francisco como voz ativa em defesa dos pobres, da justiça social e do diálogo inter-religioso. Fiéis começaram a se reunir desde as primeiras horas desta segunda na Praça de São Pedro, onde estão sendo montadas estruturas para o funeral.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias