Em Búzios, em uma ação conjunta das secretarias de Ambiente e Urbanismo, Segurança e Ordem Pública, e Serviços Públicos, foram removidas três palmeiras imperiais em estado de apodrecimento das raízes na Rua da Linguiça, no bairro de Geribá. As palmeiras têm mais de 50 anos e representavam risco de tombamento para moradores e transeuntes do local.
A ação foi realizada após a conclusão de laudos da Secretaria do Meio Ambiente e da Defesa Civil, que atestaram a necessidade da remoção para garantir a segurança local. A Secretaria de Serviços Públicos esteve no local executando a retirada, contando com a presença do Secretário de Serviços Públicos, do Coordenador da Defesa Civil e com o apoio da Guarda Civil Municipal.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Búzios, Flávio Salmi, as palmeiras imperiais estavam em risco devido ao seu tamanho, com a base comprometida, corroída e bastante afetada.
“Em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, os técnicos avaliaram que realmente existe um risco e emitiram um laudo para o corte total das palmeiras. Com esses fortes ventos e para evitar um incidente, iniciamos essa supressão das palmeiras com toda a técnica e segurança. Temos um caminhão que conduz os podadores até o local, e o corte é feito em pequenos pedaços para evitar acidentes. Assim, minimizamos esse problema na cidade, prevenindo acidentes maiores e evitando transtornos futuros”, disse o coordenador.