Pais e responsáveis por alunos da Creche Municipal Tia Fátima, em São Pedro da Aldeia, protestaram na manhã desta quarta-feira (21) contra as condições da unidade. O ato foi realizado em frente à creche, no bairro Campo Redondo.
O grupo exibiu cartazes e cobrou providências da Secretaria de Educação. A mobilização ocorreu após denúncias de infiltrações, janelas danificadas, uma explosão em um dos chuveiros, entre outros, que estariam colocando em risco a segurança das crianças.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram rachaduras, paredes mofadas e vegetação avançando nas áreas externas da unidade.
Em resposta, a Prefeitura informou que a situação está sendo avaliada e que a creche será incluída no cronograma de reformas da rede municipal.
A manutenção está prevista para julho, e a reforma estrutural para o início do próximo ano letivo.
Confira a nota da Prefeitura de São Pedro da Aldeia na íntegra:
“A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que a Secretaria Municipal de Educação vem atuando de forma contínua na manutenção e reforma das unidades escolares do município. A equipe técnica da pasta já está averiguando a situação da Creche Municipal Tia Fátima, que será incluída no cronograma de melhorias estruturais da rede. É importante ressaltar que a execução das intervenções está condicionada ao cumprimento dos trâmites burocráticos necessários, com previsão de manutenção para julho e reforma para o início do ano (onde não haverá atividade escolar).”
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).