O retorno às aulas presenciais foi algo muito esperado pelos pequenos. Apesar disso, os responsáveis continuam com uma preocupação pertinente: “os municípios realmente estão preparados para esse retorno?” Em Araruama, no início desta semana, pais denunciaram o pequeno número de transportes escolares. “Um ônibus que comporta 45 crianças teve que carregar 80, pois não tinham mais veículos para fazer a rota”, relata uma mãe.
Imagens mostram a grande quantidade de crianças fora do veículo. Além dos riscos de se contaminar com Covid-19, os responsáveis contam que as crianças precisaram ir em pé. “Queremos nossas crianças sentadas”, afirma a denunciante.
Além disso, afirma ainda que os motoristas não queriam conduzir uma segunda viagem, fazendo com que o número de pequenos dentro do veículo quase dobrasse. “Meu filho chegou à escola depois do horário! Isso porque parei outro ônibus, que não era a rota dele, mas fez o favor de leva-lo junto e os demais que estavam no nosso ponto”, conta.
A situação, conforme afirmam os pais, foi tão tensa que bombinhas foram jogadas de dentro do veículo. “Inauguração de escola é maravilhoso, mas precisa dar assistência e suporte para os demais”, conclui a denunciante.
Em nota, a prefeitura de Araruama afirma desconhecer a denúncia. Diz ainda que “os ônibus escolares estão rodando normalmente para realizar o transporte dos alunos da rede pública municipal, inclusive vão acompanhados de monitores”.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).