Diogo Lopes de Miranda, de 38 anos, morador de São Pedro da Aldeia, permanece internado no Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, mesmo tendo recebido alta médica em fevereiro deste ano. O motivo, segundo a família, é a espera pela liberação do serviço de home care, solicitado desde dezembro de 2024, quando ele foi internado para tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
Ainda de acordo com familiares, todos os documentos, laudos médicos e orçamentos já foram entregues ao município. O processo, afirmam, está em andamento, mas sem previsão para conclusão.
A família alega ainda que, apesar de haver a autorização médica para que Diogo receba os cuidados em casa, a transferência ainda não foi efetivada.
Conforme os parentes, o quadro clínico exige cuidados contínuos, que poderiam ser prestados no ambiente domiciliar por equipe especializada. Eles relatam que cada dia de espera representa riscos adicionais à saúde do paciente e prolonga um sofrimento considerado desnecessário.
O RC24h entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, em busca de um esclarecimento sobre os fatos, e aguarda retorno.
Entenda a doença
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta os neurônios motores, responsáveis por controlar os movimentos voluntários do corpo. Com o avanço da enfermidade, o paciente perde gradualmente a capacidade de se movimentar, falar, engolir e, em estágios mais graves, de respirar sem auxílio. Apesar de não ter cura, o tratamento busca aliviar sintomas, manter a qualidade de vida e oferecer suporte respiratório e nutricional adequado.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.