A Ouvidoria da Guarda Civil Municipal de São Pedro da Aldeia passou a operar, a partir desta sexta-feira (4), por meio da plataforma “Fala.BR”, ferramenta do Governo Federal voltada ao recebimento de manifestações da população sobre os serviços públicos. A adesão ao sistema permite o registro de denúncias, reclamações, sugestões e elogios de forma on-line, por meio do Portal da Transparência do município.
A medida é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e a Controladoria-Geral. A intenção, segundo o município, é integrar a Ouvidoria da Guarda Civil ao mesmo sistema já utilizado pela Ouvidoria-Geral da Prefeitura.
Durante a capacitação técnica para implementação do sistema, estiveram presentes a controladora-geral, Danielle Prudente; a subcontroladora, Vivian Machado; a ouvidora da Guarda Civil, GCM Silveira; e membros da equipe técnica da Controladoria. A ação, de acordo com os organizadores, segue diretrizes da legislação vigente sobre acesso à informação e controle social.
Para registrar uma manifestação, o cidadão deve acessar o Portal da Transparência do município, clicar na aba “Ouvidoria e Fale Conosco” e, em seguida, selecionar a opção “Ouvidoria Fale Conosco (Online)”, que redireciona para o portal do GOV.BR. No botão “Ouvidoria”, é possível encaminhar demandas diretamente ao canal da Guarda Civil Municipal.
A plataforma Fala.BR é uma ferramenta desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), em consonância com a Lei de Acesso à Informação (LAI), com o objetivo de facilitar a comunicação entre os cidadãos e os órgãos públicos.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.