03/04/2025 — 13:12
  (Horário de Brasília)

Operação Tolerância Zero combate despejo irregular de resíduos na Lagoa de Araruama

Ação conjunta do Inea e secretarias municipais autua empresas por crimes ambientais na Região dos Lagos

Compartilhe

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Lagos São João, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, realizou nesta terça-feira (1) mais uma edição da Operação Tolerância Zero. A iniciativa tem o objetivo de coibir o despejo de resíduos sem tratamento na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos. A ação contou com o apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e agentes da 126ª Delegacia de Polícia de Cabo Frio (126ª DP), sendo realizada a partir de denúncia recebida pelos órgãos ambientais.

Em Cabo Frio, os técnicos e agentes fiscalizadores autuaram a empresa que administra o aeroporto da cidade por contaminação do solo. A multa pode chegar a R$ 10 milhões. Os técnicos também coletaram amostras de água de uma canaleta de drenagem para verificar possível contaminação da Lagoa de Araruama por resíduos oleosos. O resultado da análise deve ser divulgado em dez dias. Caso seja confirmada a poluição, a empresa poderá ser novamente autuada, com penalidade equivalente.

Em Iguaba Grande, a equipe flagrou um caminhão descartando irregularmente resíduos da construção civil nas margens da lagoa. A empresa responsável pelo veículo foi identificada e será autuada. Já em São Pedro da Aldeia, os fiscais multaram uma empresa de serviços náuticos por despejo de resíduos oleosos na lagoa. Ambas as empresas foram penalizadas com base no Artigo 93 da Lei Estadual 3.467/2000, cujas multas podem chegar a R$ 1 milhão.

De acordo com o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, o trabalho de fiscalização será constante.

“Estamos atentos e trabalhando de forma conjunta com a polícia e demais órgãos para combater irregularidades e crimes ambientais. Nossas equipes atuam permanentemente, e as ações de fiscalização seguirão em todo o estado, com punição severa para quem insistir em cometer crimes ambientais”, afirmou o secretário.

A Operação Tolerância Zero segue como uma das principais iniciativas de combate a crimes ambientais no estado, buscando preservar a qualidade da água e a biodiversidade da Lagoa de Araruama.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias