10/07/2025 — 14:58
  (Horário de Brasília)

Operação ‘Esgoto Zero’ identifica despejo irregular de esgoto na Orla Bardot, em Búzios

Ligações irregulares foram identificadas e responsáveis orientados

Compartilhe

Uma operação conjunta das secretarias de Ambiente e Urbanismo, Segurança e Ordem Pública e Serviços Públicos foi realizada na terça-feira (15) na Orla Bardot, em Búzios, com o objetivo de combater o despejo irregular de esgoto nas redes pluviais. A ação, denominada “Operação Esgoto Zero”, teve apoio da Prolagos, concessionária responsável pelo saneamento da região.

Durante a operação, foram identificadas diversas ligações irregulares de esgoto. Os responsáveis foram notificados e orientados a realizar a conexão correta à rede separativa da Prolagos. Além de seu apoio operacional, a concessionária também prestou orientação jurídica aos moradores sobre a legislação vigente.

A Orla Bardot, que abriga diversos restaurantes e estabelecimentos, foi escolhida como o foco da operação devido ao risco de contaminação ambiental. De acordo com especialistas, o descarte inadequado de gordura nas tubulações pode causar entupimentos, levando o esgoto a extravasar e atingir o Parque dos Corais, uma unidade de conservação marinha protegida.

O secretário de Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, afirmou que a operação será recorrente, com foco especial nas lagoas dos Ossos, Geribá e Usina. Segundo ele, a prioridade é a regularização do esgoto sanitário nos bairros, buscando garantir transparência e conscientização ambiental: “A intenção é ter o máximo de transparência, conscientização e educação ambiental. Orientar e notificar para refazer a ligação para a rede de esgoto sanitário”, destacou.

Uma nova fiscalização na Orla Bardot está programada para o início de novembro, com o objetivo de verificar se as orientações e notificações foram devidamente atendidas.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias