InícioRegião dos LagosAraruamaOperação encontra irregularidades em postos de combustíveis da Região dos Lagos

Operação encontra irregularidades em postos de combustíveis da Região dos Lagos

Ação "Petróleo Real" foi deflagrada na quinta-feira (8). Estabelecimentos de Araruama, Búzios e São Pedro da Aldeia foram notificados

Uma ação do Procon-RJ, em conjunto com o Ministério da Justiça e a Polícia Civil, deflagrada nesta quinta-feira (8), encontrou diversas irregularidades em postos de combustíveis da Região dos Lagos.

A Operação Petróleo Real foi realizada com o objetivo de combater a adulteração de combustíveis e emissão de notas fiscais falsas. As vistorias verificaram a qualidade do combustível, a validade dos produtos, a aferição das bombas de abastecimento, a transparência da composição dos preços ao consumidor, além de outras infrações administrativas e criminais.

Um posto em São Pedro da Aldeia foi interditado por não possuir extintores de incêndio. Em Armação dos Búzios, o mesmo problema foi encontrado. Os estabelecimentos foram lacrados.

Já em Araruama, um posto foi interditado logo após os agentes constatarem irregularidades entre o valor pago pelos clientes e a quantidade de combustível que saía da bomba.

A ação aconteceu em 42 estabelecimentos situados em 13 municípios do Rio de Janeiro. No total, os fiscais autuaram 29 postos por diversas irregularidades. Os agentes aferiram 555 bicos de combustíveis e lacraram 26, por ter sido constatado bomba baixa, que é quando o consumidor recebe menos combustível do que o informado na bomba, ou por apresentar vazamento de combustível. Alguns problemas encontrados foram: preços expostos de maneira que induzem o consumidor em erro; ausência de painel com os valores e incidência de impostos, infringindo o decreto da transparência; posto sem bandeira com identidade visual que remete à outro com bandeira; ausência de licença municipal de operação; ausência de livro de reclamações e do código de defesa do consumidor, entre outras.

Participaram da vistoria a Agência Nacional do Petróleo (ANP), Polícia Civil e Secretaria de Fazenda. A autarquia ainda contou com o apoio dos Procons Municipais de Macaé, São Pedro Da Aldeia, Rio das Ostras, Carioca, Nova Friburgo, Nilópolis, Araruama, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Campos dos Goytacazes.

Letycia Rocha
Pós-graduanda em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Editora no Blog Cutback e colaboradora no jornal O Dia. Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content