InícioAraruamaOperação encontra irregularidades em postos de combustíveis da Região dos Lagos

Operação encontra irregularidades em postos de combustíveis da Região dos Lagos

Ação "Petróleo Real" foi deflagrada na quinta-feira (8). Estabelecimentos de Araruama, Búzios e São Pedro da Aldeia foram notificados

Uma ação do Procon-RJ, em conjunto com o Ministério da Justiça e a Polícia Civil, deflagrada nesta quinta-feira (8), encontrou diversas irregularidades em postos de combustíveis da Região dos Lagos.

A Operação Petróleo Real foi realizada com o objetivo de combater a adulteração de combustíveis e emissão de notas fiscais falsas. As vistorias verificaram a qualidade do combustível, a validade dos produtos, a aferição das bombas de abastecimento, a transparência da composição dos preços ao consumidor, além de outras infrações administrativas e criminais.

Um posto em São Pedro da Aldeia foi interditado por não possuir extintores de incêndio. Em Armação dos Búzios, o mesmo problema foi encontrado. Os estabelecimentos foram lacrados.

Já em Araruama, um posto foi interditado logo após os agentes constatarem irregularidades entre o valor pago pelos clientes e a quantidade de combustível que saía da bomba.

A ação aconteceu em 42 estabelecimentos situados em 13 municípios do Rio de Janeiro. No total, os fiscais autuaram 29 postos por diversas irregularidades. Os agentes aferiram 555 bicos de combustíveis e lacraram 26, por ter sido constatado bomba baixa, que é quando o consumidor recebe menos combustível do que o informado na bomba, ou por apresentar vazamento de combustível. Alguns problemas encontrados foram: preços expostos de maneira que induzem o consumidor em erro; ausência de painel com os valores e incidência de impostos, infringindo o decreto da transparência; posto sem bandeira com identidade visual que remete à outro com bandeira; ausência de licença municipal de operação; ausência de livro de reclamações e do código de defesa do consumidor, entre outras.

Participaram da vistoria a Agência Nacional do Petróleo (ANP), Polícia Civil e Secretaria de Fazenda. A autarquia ainda contou com o apoio dos Procons Municipais de Macaé, São Pedro Da Aldeia, Rio das Ostras, Carioca, Nova Friburgo, Nilópolis, Araruama, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Campos dos Goytacazes.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Colabora no jornal O Dia e Blog Cutback.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content