Operação do Carnaval começa nesta sexta-feira (25) em Búzios

O objetivo é manter o ordenamento da cidade mesmo com o aumento populacional expressivo devido ao feriado

383

Nesta sexta-feira (25) teve início, em Búzios, a Operação do Carnaval. O Grupo Integrado de Fiscalização (GIF) e o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) participam das ações até o dia 6 de março, quando este esquema especial de organização chegará ao fim.

A operação tem como objetivo manter o ordenamento da cidade com o aumento populacional devido ao feriado do Carnaval. De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Otávio Azevedo, por conta da pandemia, pela segunda vez, Búzios terá um carnaval diferente.

“Nós da GCM Búzios temos isso como mais um desafio, neste período nos empenharemos ainda mais por nossa cidade. No trânsito, daremos atenção especial aos pontos estratégicos com efetivo fixo e com baseamentos das viaturas. Além disso, junto com a fiscalização de posturas e outras forças de segurança, teremos várias operações contra diversos tipos de ilícito sejam nas praias, como Geribá, Ferradura e outras, ou sejam em eventos sem autorização dos órgãos competentes”, explicou o comandante.

Nas praias, onde o movimento sempre aumenta, os guardas municipais atuam em conjunto com a Postura no combate à cobrança ilegal de estacionamento, na fiscalização do trânsito e no ordenamento das praias. No Centro, as ruas já recebem o serviço da GCM com agentes, que trabalham diariamente até o comercio fechar. Neste período de Carnaval, eles contam com o apoio de duas viaturas e duas motocicletas.

Para fiscalização do comércio, os agentes trabalham em conjunto com a Fiscalização de Posturas, a Vigilância Sanitária e Agentes de Saúde, no combate à disseminação do coronavírus, além do cumprimento dos protocolos de segurança obrigatórios.

O Proeis contribui com a ação através de patrulhamentos pelas áreas de maior movimentação turística, para ajudar na segurança, tanto dos moradores da cidade, quanto dos turistas que por ela passarão. O Programa trabalha com policiais que se inscrevem em suas horas de folga, auxiliando no patrulhamento ostensivo. Neste final de semana o Proeis dará ênfase às praias, Centro e rondas de patrulhamento pelos bairros do município.

As ações da Secretaria de Serviços Públicos ocorrem de forma contínua em todos os pontos da cidade. Considerando o horário noturno do funcionamento dos restaurantes e comércios no Centro, foi implantada a coleta da madrugada, a partir das 4h30 da manhã.

A secretaria adquiriu novos contentores de lixo, que estão sendo instalados em diversas ruas para facilitar o descarte consciente do lixo, seja o doméstico ou os de demais origens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui