A Prefeitura de Cabo Frio, em operação conjunta com a Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm), realizou, nesta terça-feira (29), uma operação contra a invasão ilegal de terras pertencentes a comunidades quilombolas, no bairro Maria Joaquina. Quatro loteamentos foram embargados e as pessoas envolvidas foram notificadas.
A ação contou com a participação de agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança, da Secretaria Adjunta de Regularização Fundiária e da Coordenadoria de Igualdade Racial.
De acordo com o secretário adjunto de Regularização Fundiária, José Luiz Alves de Oliveira, a Prefeitura está monitorando todas as áreas quilombolas e identificando as invasões e ocupações irregulares.
“Os loteamentos foram embargados e já identificamos as pessoas responsáveis pelas ocupações e também pela venda de lotes em área invadida. Fotografamos toda a área em Maria Joaquina, que por lei pertence à comunidade quilombola”, conta José Luiz.
Ainda segundo ele, a operação será expandida para todas as áreas pertencentes aos quilombos de Cabo Frio.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.