A Polícia Civil deflagrou na quarta-feira (20) uma operação contra um grupo acusado de aplicar golpes milionários em compras on-line na rede Casas Bahia. A ação ocorreu no Rio de Janeiro, Saquarema, Maricá, Araruama e Duque de Caxias, resultando em três prisões.
Segundo a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), responsável pela investigação, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão. Em Araruama e Saquarema, os agentes recolheram documentos e equipamentos que podem comprovar a atuação da quadrilha na Região dos Lagos.
O prejuízo causado pelo grupo chega a quase R$ 1 milhão em menos de dois anos. O esquema funcionava a partir do uso de cartões de crédito clonados para a compra de televisores de 50 a 65 polegadas e eletrodomésticos, como airfryers. Os produtos eram adquiridos pela internet e retirados presencialmente em lojas físicas da rede, no sistema “retira loja”.
De acordo com o delegado Jefferson Ferreira, após as compras, os cartões eram cancelados — tanto pelos titulares, que identificavam as operações suspeitas, quanto pelos próprios golpistas, que buscavam impedir a cobrança. O prejuízo ficava com a empresa.
As apurações apontaram que os envolvidos já tinham antecedentes por estelionato e outros crimes patrimoniais. O delegado destacou que a quadrilha usava a repetição do método em diferentes municípios, ampliando a abrangência do golpe e causando perdas em várias unidades da rede de varejo.

Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.