13/05/2025 — 10:21
  (Horário de Brasília)

Operação constata furto de energia e fraude em restaurante, padaria e residência de Rio das Ostras

Três pessoas foram presas, sendo duas liberadas após pagamento de fiança nesta quinta-feira (9)

Compartilhe

Uma ação deflagrada pela Enel Distribuição Rio encontrou furto de energia em dois estabelecimentos comerciais – um restaurante e uma padaria, além de uma residência de Rio das Ostras. A operação foi realizada nesta quinta-feira (9) por equipes dos núcleos de segurança e perdas da distribuidora e contou com apoio de agentes da 128ª Delegacia de Polícia (128ª DP) e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).

Após receber denúncias, técnicos da distribuidora foram até os três locais para fazer inspeções. No restaurante, eles encontraram adulteração no medidor de energia. A tampa estava sem os lacres da Enel e os testes demonstraram que o circuito de tensão da fase B havia sido interrompido, com perda parcial no registro de consumo de energia. A irregularidade foi caracterizada como fraude pelos peritos do ICCE. Com isso, a proprietária do restaurante foi presa pelos policiais e deverá permanecer detida até a audiência de custódia.

Na residência, foi constatada ligação direta da rede Enel Rio, sem passar por qualquer aparelho de medição, configurando perda parcial no registro de consumo de energia. A proprietária do imóvel estava no local durante a inspeção e foi presa em flagrante por furto de energia, com liberação após pagamento de fiança. A equipe da concessionária removeu todas as irregularidades e normalizou o fornecimento tanto neste imóvel quanto no restaurante.

Na padaria, o fio neutro do aparelho de medição estava interrompido, gerando perda parcial no registro de consumo de energia. As equipes encontraram no local, ainda, outro equipamento de medição, que também se beneficiava da irregularidade. Além disso, como foi constatado que as duas unidades de consumo estavam sem o fornecimento da Enel em razão de débitos. O local acabou ficando sem energia. O responsável pelo estabelecimento foi preso em flagrante, sendo liberado após o pagamento de fiança.

Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.

Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo.

Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazer isso pelo site https://www.enel.com.br/ ou via aplicativo da Enel Rio. Não é necessário se identificar.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias