O secretário de Meio Ambiente de Araruama, Carlos Russo, realizou nesta quarta-feira (20), junto com o superintendente do Inea, Valdemir Dias, uma operação de fiscalização no entorno da Lagoa de Juturnaíba, com participação das concessionárias Prolagos, Águas de Juturnaíba e do Inea. O objetivo foi coibir ocupações irregulares e atividades que possam poluir a lagoa.
“Estamos atentos e atuantes para proteger nossos recursos naturais e garantir um futuro mais sustentável para todos”, afirmou Carlos.
Durante a ação, técnicos do Inea vistoriaram um imóvel rural nas proximidades da lagoa e identificaram contaminação do solo, captação irregular de água e intervenção na Faixa Marginal de Proteção (FMP). O proprietário foi autuado, e a multa pode chegar a R$ 1 milhão, conforme a Lei Estadual nº 3.467/2000.
Na Estrada da Barragem, residências e comércios foram notificados para regularizar o sistema de esgotamento sanitário e a demarcação da FMP. Amostras de água foram coletadas para verificar contaminação, com resultados previstos em 15 dias.
“Estamos trabalhando de forma conjunta com órgãos e concessionárias para combater irregularidades ambientais. As ações de fiscalização serão intensificadas e haverá punição para quem degradar o meio ambiente”, destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.