O Ônibus Lilás, da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ), chegará aos municípios de Araruama e Cabo Frio, na Região dos Lagos, na próxima semana. Na terça (16), das 10h às 15h, a iniciativa estará na Praça Menino João Hélio, no Centro de Araruama. E na quarta (17), o atendimento será realizado, também das 10h às 15h, no Ginásio Poliesportivo de Tamoios, no bairro Santo Antônio, em Cabo Frio. O objetivo é oferecer apoio, orientação e ampliar o acesso a serviços públicos voltados para a proteção das mulheres.
O Ônibus Lilás é uma unidade móvel equipada com duas salas de atendimento, que oferece apoio jurídico, psicológico e social, além de atividades educativas sobre direitos das mulheres e prevenção à violência de gênero.
“O Ônibus Lilás é uma ferramenta de aproximação e cuidado que nos permite oferecer informação, orientação e serviços essenciais para que nenhuma mulher se sinta sozinha diante da violência. O atendimento é acolhedor e individualizado, de acordo com as necessidades de cada mulher”, destacou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
Desde que voltou a circular, em outubro de 2024, o Ônibus Lilás já percorreu os municípios de Angra dos Reis, Paraty, Areal, Piraí, Barra do Piraí e Campos dos Goytacazes, somando mais de 2.500 atendimentos voltados à proteção e à garantia dos direitos das mulheres. A ação integra o calendário de interiorização das políticas públicas da Secretaria, ampliando o alcance da rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade em todas as regiões do estado.
A programação contará ainda com a participação de outros órgãos estaduais parceiros, como Detran, Cedae, Fundação Leão XIII, Defensoria Pública e OAB Mulher, e as prefeituras locais. Dessa forma, os municípios de Araruama e Cabo Frio vão oferecer serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicose, vacinação, atendimento em saúde mental, planejamento familiar e suporte com ambulância.
Em Araruama, a Secretaria de Política Social (SEPOL) participará com equipes do CRAM, oferecendo atendimentos jurídicos, psicológicos e sociais, e do CRAS, que disponibilizará cortes de cabelo, design de sobrancelhas, massagem, manicure e orientações sobre o CadÚnico. Já a Secretaria de Segurança levará a Patrulha Maria da Penha, reforçando o acolhimento e a proteção.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.