InícioRegião dos LagosIguaba GrandeÔnibus da saúde realiza teste rápido de HIV em Iguaba Grande ...

Ônibus da saúde realiza teste rápido de HIV em Iguaba Grande neste sábado (4)

Ação devido ao dezembro vermelho acontece na Feira Criatividades da Terra

A sexta edição da Feirinha Criatividades da Terra acontece no próximo sábado (4), a partir das 9h, na Praça Edyla Pinheiro, em Iguaba Grande. Nesta edição, a secretaria de Saúde estará com o ônibus da saúde realizando testes rápidos de HIV e Infecções Sexualmente (IST), em alusão ao dezembro vermelho. A data é da campanha nacional de conscientização, prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Para o secretário de Saúde, Valdeci Junior, a campanha tem o objetivo de reforçar o cuidado contra as IST e a Aids. “O teste é rápido e o resultado fica pronto em cerca de 10 minutos. Segundo o Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil, portanto, quanto mais precocemente diagnosticarmos, podemos tratar e não evoluir para quadros graves.,” explica o secretário. 

Além do teste rápido de HIV, equipe da Coordenação de IST/AIDS e hepatites virais da secretaria de Saúde também irá disponibilizar para a população teste rápido de sífilis e hepatites tipo C e B. 

Dezembro Vermelho

A campanha nacional do Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. 

HIV  é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana, que é o causador da AIDS. A doença ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças e é caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas.

O HIV ainda não possui cura, mas há medidas para manter o vírus sob controle e possibilitam que a pessoa tenha qualidade de vida

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo