O aparecimento de cães e gatos mortos por envenenamento em bairros de Iguaba Grande tem preocupado moradores. Segundo denúncias, desde a última segunda-feira (31) até a manhã deste sábado (5), cerca de 15 animais foram achados mortos.
Há relatos, ainda, de que a situação está crítica ao ponto de que comidas envenenadas estariam sendo jogadas dentro da casa dos moradores.
Além disso, alguns dos animais também teriam apresentado sinais de tortura. Até o momento, conforme informações, não há suspeitas de autoria.
Em contato com o RC24h, a secretaria de Meio Ambiente afirmou que, na próxima segunda-feira (7), os representantes da pasta irão se reunir com a coordenadoria da guarda ambiental, municipal, Clínica Animal Animal, Proeis e Vereador Júnior Bombeiro.
“Objetivando alinharmos ações dentro dos respectivos campos de atuação, para solucionarmos, em menor tempo, os inúmeros e trágicos casos ocorridos”, declarou a secretaria.
Além disso, o representante da pasta declarou que as imagens de monitoramento da cidade serão solicitadas para que os responsáveis sejam identificados. Também afirmou que entrará em contato com a Delegacia de Polícia de Iguaba, visando punição na esfera criminal aos autores.
Confira a nota oficial:
“Em face aos últimos acontecimentos, envolvendo animais domésticos do nosso município, durante esta semana, esta secretaria vem, respeitosamente, a público esclarecer que diante de lamentáveis incidentes, como uma grande atuante na defesa dos animais, assegurando todos os seus direitos e zelando por seu bem-estar, irá promover nesta segunda-feira (7), juntamente com setores pertinentes e engajados com a causa, utilizando-se de todas as ferramentas administrativas, que por ventura possam vir a serem necessárias, objetivando estudar, planejar e implantar medidas mais efetivas nesta conjuntura. Sem mais para o momento, colocamos à disposição para futuros esclarecimentos, visando de forma íntegra e responsável servir os interesses de nossa população”.
É CRIME ENVENENAR ANIMAIS?
O envenenamento de animais, sejam eles domésticos ou silvestres, é um crime ambiental previsto na legislação brasileira. A prática é considerada desumana e gera preocupação entre organizações de proteção animal, autoridades e a sociedade em geral.
A Lei 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, estabelece no artigo 32 que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais é crime, com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. O parágrafo segundo do mesmo artigo ressalta que a pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre a morte do animal.
Com informações de Fala Iguaba.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.