20/02/2025 — 15:39
  (Horário de Brasília)

Onda de calor extremo deve durar até o início da próxima semana; entenda

Calor que afeta o país deve se intensificar nos próximos dias

Compartilhe

A onda de calor que afeta o Brasil desde segunda-feira (17) deve se estender até o dia 24 de fevereiro. O calor que afeta o país deve se intensificar até a próxima semana, com a Região Centro-Oeste, especialmente, sofrendo com temperaturas até 7°C acima da média. A previsão é da Climatempo.

A onda de calor, caracterizada por temperaturas significativamente acima da média por um período prolongado, já impacta algumas regiões do país. A previsão indica a persistência e intensificação desse fenômeno nos próximos dias, expandindo sua área de influência. 

No Centro-Oeste os estados mais afetados serão Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

A classificação de onda de calor é determinada pela permanência de temperaturas pelo menos 5°C acima da média por cinco dias consecutivos, representadas em vermelho no mapa. Áreas em laranja no mapa, apesar de registrarem temperaturas elevadas, entre 3°C e 5°C acima da média, não se enquadram nessa classificação.

Um mapa de calor indica áreas com maior impacto das altas temperaturas. Veja:

Pico de calor e chuvas

O início da onda de calor não acontece de forma homogênea em todas as regiões. Fatores geográficos e climáticos locais influenciam na velocidade do aquecimento. A previsão é de uma elevação mais abrangente das temperaturas ao longo da próxima semana em todas as áreas afetadas.

Apesar da onda de calor, há previsão de chuvas isoladas, que devem ocorrer de forma esparsa e com pouco impacto na redução das temperaturas. A massa de ar quente dificulta a formação de nuvens carregadas, resultando em dias mais secos e quentes na maior parte das regiões afetadas.

*Com informações da CNN.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo