Os moradores da comunidade Cantinho do Céu, no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, estão em pânico com uma onda de assaltos que vem ocorrendo na localidade.
O Portal RC24h recebeu, desde a última quinta-feira (17), diversos áudios, vídeos e fotos contendo crimes cometidos na região.
A população contesta a falta de ações da polícia na região para coibir as práticas criminosas e se queixam de negligência das autoridades competentes para resolver os casos.
De acordo com os moradores, já foram registrados roubos em domicílio, pneus de veículos e assaltos na entrada do bairro.
Em um dos áudios, uma mulher conta que, enquanto foi buscar as crianças na creche, entraram na casa da prima dela e levaram tudo.
Já outra vítima relatou o furto no veículo que, segundo ela, indica que os crimes têm sido praticados por alguém que vive no local.
“Esperaram eu descer. Eu fui no Centro do Jardim [Esperança], era umas 16h e pouco, 17h. Quando eu subi, eram 18h, sempre subo antes de escurecer, o pneu não estava mais lá”, disse.
“É alguém que está observando. É alguém que mora próximo, é alguém do bairro. Isso, eu tenho certeza”, afirmou.
Um homem, que também foi vítima do crime, teve a casa roubada. Estouraram um cadeado e levaram a bicicleta e uma máquina de cortar grama que estava no local.
Imagens de câmeras de segurança que o Portal RC24h teve acesso mostram o homem que é apontado pelos moradores como o autor dos crimes.
A reportagem procurou a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Cabo Frio para se posicionarem sobre a insegurança no local.
A Prefeitura não emitiu nota, relembrando que segurança pública é uma competência da Polícia Militar, ou seja, foge às atribuições do município.
Já a Assessoria de Imprensa da secretaria de Estado de Polícia Militar informou que “o 25º BPM (Cabo Frio) tem empregado o efetivo policial nos sete municípios de sua área de policiamento de forma estratégica e alinhada com a análise da mancha criminal das regiões”.
“O batalhão emprega equipes em rondas e outras ações ostensivas em Cabo Frio, realizando abordagens de maneira contínua e prisões em flagrante”, disse a nota.
“De acordo com dados compilados e divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), na cidade de Cabo Frio, houve reduções de aproximadamente -17% nos crimes de roubo de rua e -28% nos roubos de veículo quando comparados os meses de janeiro-fevereiro de 2022 e janeiro-fevereiro de 2021”, informou a PM.
“A Polícia Militar ressalta que é de suma importância que a população colabore realizando denúncias através do Disque-Denúncia 2253-1177 ou, para casos urgentes, através da nossa Central 190. Os registros em delegacias também são essenciais, pois colaboram com a revisão do planejamento operacional na área onde a mancha criminal é mais acentuada”, concluiu.