07/08/2025 — 22:55
  (Horário de Brasília)

Oficinas gratuitas de cerâmica unem arte e saúde mental no Alecrim, em São Pedro da Aldeia

Projeto integra programação do Setembro Amarelo e busca valorizar o território por meio da arte e do cuidado emocional

Compartilhe

Moradores do bairro Alecrim, em São Pedro da Aldeia, poderão participar de oficinas gratuitas de cerâmica ao longo do mês de setembro. A iniciativa integra a campanha Setembro Amarelo e será realizada no CRAS Catarina Machado da Silva Borges, em quatro encontros presenciais, nos dias 3, 10, 17 e 24, sempre às quartas-feiras.

O projeto, chamado “Ateliê Elis Dálete — Cerâmica que acolhe: barro, pausa e presença”, foi contemplado pelo Edital nº 01/2025 da Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A proposta é direcionada a pessoas em sofrimento mental, mulheres em situação de vulnerabilidade, famílias atendidas pelo CRAS Alecrim e demais interessados em arte e cultura comunitária.

A ação reúne arte, saúde e território em uma proposta terapêutica e de formação cultural. A condução das oficinas será feita por uma equipe transdisciplinar, composta pela ceramista e artista plástica Elis Dálete, pela neuropsicopedagoga Sulamita Carvalho e pela médica psiquiatra Priscila Braga. Serão ensinadas técnicas tradicionais de modelagem em cerâmica, como pinch pot e placas, além de processos de acabamento, esmaltação e queima das peças.

O último encontro contará com uma palestra e uma roda de conversa sobre saúde mental, promovendo espaço de escuta e partilha entre os participantes. Ao final do projeto, os participantes receberão as peças que produziram ao longo das oficinas como forma simbólica da experiência vivida.

Segundo Elis Dálete, idealizadora do projeto, a prática da cerâmica é uma ferramenta potente de reconstrução subjetiva. “Modelar o barro é também modelar afetos, dar forma ao que muitas vezes não encontra palavras”, explicou.

Com atuação no bairro Alecrim desde 2022, o Ateliê Elis Dálete oferece aulas regulares de cerâmica e participa de feiras de arte na Região dos Lagos. A artista responsável é formada em Design de Interiores e desenvolve peças que transitam entre utilitários, esculturas e obras plásticas. O ateliê mantém divulgação de seus trabalhos no Instagram @elis_arteceramicas.

Além do aspecto terapêutico, o projeto também tem como objetivo a valorização simbólica do bairro Alecrim, que historicamente sofreu com o impacto ambiental e social causado pelo antigo lixão da cidade, desativado em 2008, e com a ausência de políticas públicas estruturantes. A proposta visa fortalecer os laços comunitários e destacar as potências locais.

“Essa ação representa uma requalificação simbólica e afetiva do território, ao promover encontros, escuta, criação e troca dentro do próprio bairro. A partir dessa parceria com o CRAS, o projeto se insere em uma rede local de cuidado, arte e resistência”, destacou Tatiana Cabral, assessora de comunicação do projeto.

As inscrições para as oficinas seguem abertas até o dia 20 de agosto, no próprio CRAS Alecrim, localizado na Rua Alfazema, nº 05. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (22) 2648-8066 ou pelo e-mail crasalecrimspa@gmail.com.

Programação das oficinas:

  • Oficina 1 – Técnica Pinch Pot
  • Oficina 2 – Técnica de Placas
  • Oficina 3 – Acabamento e Esmaltação
  • Oficina 4 – Entrega das peças + Palestra e roda de conversa sobre saúde mental

Datas: 3, 10, 17 e 24 de setembro de 2025
Local: CRAS Alecrim – Rua Alfazema, 05, Alecrim – São Pedro da Aldeia (RJ)
Contato: (22) 2648-8066 | crasalecrimspa@gmail.com

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias