13/11/2024 — 23:45
  (Horário de Brasília)

Ocupação hoteleira deve chegar a 90% nas cidades da Região dos Lagos durante feriado desta sexta (15)

À espera de 183 mil veículos, Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, os municípios mais procurados, devem registrar entre 80% e 96% de ocupação

Compartilhe

O feriado da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira (15), está chegando e, com isso, turistas de todas as partes do Brasil já estão se mobilizando em direção à Região dos Lagos. A expectativa é de rede hoteleira ultrapassando os 80% nas cidades e estradas lotadas.

À espera de 183 mil veículos, Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, os municípios mais procurados da Região dos Lagos, devem registrar entre 80% e 96% de ocupação nos meios de hospedagem. Inclusive, de acordo com a prefeitura, o Terminal de Ônibus de Turismo (TOT) da cidade cabo-friense deve registrar, entre quarta (13) e domingo (17), 100% de ocupação, com 160 veículos de turismo autorizados a permanecer no espaço.

De acordo com a prefeitura de Cabo Frio, que faz 409 anos nesta quarta-feira (13), a expectativa de ocupação hoteleira é de 96%. O número leva em consideração o período entre sexta-feira e domingo (17). Ainda de acordo com o município, ao estender o intervalo até a próxima quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o valor cai, sendo estimado que 82% dos leitos da rede hoteleira estejam ocupados.

Já Búzios, que comemora 29 anos nesta terça-feira (12), também espera que a ocupação hoteleira ultrapasse os 90% durante os seis dias “de folga”. De acordo com Thomas Weber, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação (SINDSOL Búzios), o alto número se deve aos atrativos oferecidos na cidade.

“Búzios é um município que se destaca não apenas pelas belas praias, trilhas e esportes, mas também por oferecer um serviço de passeios, hospedagem e gastronomia bastante diferenciado, e isso contribui para ser muito procurado durante todo o ano, em especial nos feriados prolongados, principalmente pelos cariocas, que são turistas fiéis de Búzios”, destaca Thomas.

O município de Arraial do Cabo também estima uma alta taxa de ocupação de hotéis e pousadas, segundo a prefeitura. De acordo com o levantamento do município, aproximadamente 85% dos leitos da cidade devem ser ocupados durante o feriado da Proclamação da República.

Além disso, o município espera um grande fluxo de turistas que virão apenas para passar o dia e retornar para suas cidades de origem.

Movimentação nas estradas

Uma grande massa de veículos começa a seguir em direção à Costa do Sol a partir desta quinta-feira (14). A Ponte Rio-Niterói projeta uma circulação de mais de um milhão de meios de transporte durante o período entre o feriado da Proclamação da República e o Dia da Consciência Negra, entre os dias 14 e 21. Segundo a concessionária, no sentido Niterói e Região dos Lagos, os dias de maior movimento estão previstos para quinta-feira, quando se espera a passagem de mais de 85 mil veículos, seguido pelo sábado (16), com previsão de mais de 78 mil.

Em relação à RJ-124, a expectativa é que 31 mil veículos sigam em direção à Região dos Lagos ainda na quinta-feira. De acordo com a Via Lagos, concessionária responsável pela rodovia, o dia de maior fluxo será na sexta-feira (15), com expectativa de 37 mil veículos circulando pela estrada.

Na BR-101-RJ/Norte, a previsão é de mais de 422 mil veículos entre esta quinta-feira e segunda-feira (18). Conforme a Arteris Fluminense, concessionária responsável pela rodovia, a expectativa é que o dia de maior fluxo seja no retorno do feriado, no domingo (17), com mais de 100 mil meios de transporte circulando pela estrada.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo