InícioEstadoRegião dos LagosObra na Estação de Tratamento de Água da Prolagos vai reforçar o...

Obra na Estação de Tratamento de Água da Prolagos vai reforçar o abastecimento na alta temporada

Operação faz parte do Plano Verão da concessionária

Faltando pouco menos de quatro meses para a alta temporada, as ações do Plano Verão da Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, começaram com uma melhoria na Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama. Com a troca do sistema de filtros de água da unidade, a concessionária visa reforçar o abastecimento as cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, além de garantir maior segurança operacional.

A obra tem previsão de término em novembro e não vai afetar a capacidade de tratamento da ETA. O atual modelo que utiliza o reaproveitamento de água para lavagem dos filtros, será substituído por uma nova tecnologia que usa sopradores para injetar ar no fundo da estrutura, levantando as impurezas e facilitando a filtragem. O novo método vai proporcionar também um menor índice de perda de água, que poderá ser revertida para o abastecimento da população. “O primeiro passo é renovar o material utilizado para filtrar a água, que são as camadas de areia e antracito, e no fundo do reservatório passaremos utilizar a tecnologia de bloco universal, que vai trazer maior eficiência, melhor conservação do leito filtrante e aumento da capacidade de filtração” – explica Gabriela Negreiros, coordenadora de Operações da concessionária. 

A operação está sendo realizada com o auxílio de uma bomba de sucção que retira o material dos filtros e envia para um equipamento com mecanismo de secagem. No término do trabalho, o conteúdo retirado será destinado para o aterro sanitário. Esta é a primeira de uma série de obras na ETA, que, no próximo ano, ganhará quatro novos filtros e mais um módulo de decantação (onde as moléculas e matérias orgânicas que ficam na água bruta vão para o fundo do reservatório, enquanto a água segue para a próxima etapa de tratamento). “Com a ampliação da Estação de Tratamento de Água, a capacidade de produção passará dos atuais 1500 litros por segundo, para 1800 l/s, permitindo a busca pela universalização do abastecimento em toda a área de concessão” – ressalta o diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo