Uma obra irregular na comunidade da Divinéia, na Barra de Maricá, foi interrompida nesta quinta-feira (21). A construção vinha sendo feita na parte final da Rua Teóphilo Gomes da Costa, já dentro da faixa marginal de proteção da lagoa. Uma laje que estava sendo preparada foi desmontada e a estrutura montada como suporte, derrubada.
A ação foi realizada pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), com a participação das secretarias de Urbanismo, da Cidade Sustentável, de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado (Seop), de Habitação e Assentamentos Humanos e de Trânsito e Engenharia Viária, além de equipes da Guarda Municipal, do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar). A demolição tem base em uma ação impetrada pelo Ministério Público Estadual, que ordenou a retirada do imóvel.
Uma equipe da Coordenadoria de Posturas, vinculada à Secretaria de Transportes, aplicou ainda duas notificações a estabelecimentos comerciais na mesma rua: um bar que tem parte da estrutura dentro do espelho d’água e uma loja de conserto de celulares erguida por cima do passeio público.