27/04/2025 — 06:37
  (Horário de Brasília)

OAB Cabo Frio alerta sobre golpes que usam dados reais de processos judiciais para extorquir clientes

Criminosos se passam por advogados, informam que o cliente tem direito a um valor determinado, mas que é necessário realizar um adiantamento das custas ou impostos do referido processo para liberá-lo

Compartilhe

Com o grande número de golpes aplicados por criminosos se utilizando de perfis falsos no WhatsApp de advogados e escritórios de advocacia, a OAB de Cabo Frio alerta a população para um novo tipo de fraude que vem sendo registrada na cidade.

O golpe funciona da seguinte forma: os criminosos entram em contato com as vítimas, que possuem processos judiciais em andamento, se passando por advogados ou escritórios de advocacia. Eles informam que o cliente tem direito a um valor determinado, mas que é necessário realizar um adiantamento das custas ou impostos do referido processo para liberá-lo.

Segundo o presidente da OAB Cabo Frio, Kelven Ambrogi Lima, os criminosos estão se utilizando de dados reais de processos judiciais para aplicar o golpe. Para dar credibilidade, os criminosos usam o número do processo, o nome do cliente e o nome do advogado ou escritório de advocacia.

No entanto, é importante lembrar que advogados e escritórios de advocacia nunca solicitam adiantamentos de valores por meio do WhatsApp.

Como se proteger

Para se proteger desse tipo de golpe, a OAB de Cabo Frio recomenda que as pessoas sigam as seguintes dicas:

  • Não envie nenhuma informação pessoal ou financeira por meio do WhatsApp.
  • Sempre verifique a identidade do advogado ou escritório de advocacia antes de realizar qualquer pagamento.
  • Entre em contato com o advogado ou escritório de advocacia para confirmar qualquer solicitação que seja feita por meio do WhatsApp.

O que fazer se você foi vítima do golpe

Se for vítima do golpe, é importante que faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Também deve encaminhar uma cópia do boletim de ocorrência para o advogado e pedir a ele que encaminha essa cópia para a Subseção da OAB no qual ele é inscrito.

A OAB de Cabo Frio está trabalhando em conjunto com as autoridades policiais para combater esse tipo de crime.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias