InícioRegião dos LagosArraial do CaboOAB Cabo Frio alerta sobre golpes que usam dados reais de processos...

OAB Cabo Frio alerta sobre golpes que usam dados reais de processos judiciais para extorquir clientes

Criminosos se passam por advogados, informam que o cliente tem direito a um valor determinado, mas que é necessário realizar um adiantamento das custas ou impostos do referido processo para liberá-lo

Com o grande número de golpes aplicados por criminosos se utilizando de perfis falsos no WhatsApp de advogados e escritórios de advocacia, a OAB de Cabo Frio alerta a população para um novo tipo de fraude que vem sendo registrada na cidade.

O golpe funciona da seguinte forma: os criminosos entram em contato com as vítimas, que possuem processos judiciais em andamento, se passando por advogados ou escritórios de advocacia. Eles informam que o cliente tem direito a um valor determinado, mas que é necessário realizar um adiantamento das custas ou impostos do referido processo para liberá-lo.

Segundo o presidente da OAB Cabo Frio, Kelven Ambrogi Lima, os criminosos estão se utilizando de dados reais de processos judiciais para aplicar o golpe. Para dar credibilidade, os criminosos usam o número do processo, o nome do cliente e o nome do advogado ou escritório de advocacia.

No entanto, é importante lembrar que advogados e escritórios de advocacia nunca solicitam adiantamentos de valores por meio do WhatsApp.

Como se proteger

Para se proteger desse tipo de golpe, a OAB de Cabo Frio recomenda que as pessoas sigam as seguintes dicas:

  • Não envie nenhuma informação pessoal ou financeira por meio do WhatsApp.
  • Sempre verifique a identidade do advogado ou escritório de advocacia antes de realizar qualquer pagamento.
  • Entre em contato com o advogado ou escritório de advocacia para confirmar qualquer solicitação que seja feita por meio do WhatsApp.

O que fazer se você foi vítima do golpe

Se for vítima do golpe, é importante que faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Também deve encaminhar uma cópia do boletim de ocorrência para o advogado e pedir a ele que encaminha essa cópia para a Subseção da OAB no qual ele é inscrito.

A OAB de Cabo Frio está trabalhando em conjunto com as autoridades policiais para combater esse tipo de crime.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo